O-que-é-telemetria-para-rastreamento-veicular

Cada vez mais os gestores têm reconhecido a importância de uma gestão de frotas eficaz e seus impactos nos resultados da sua empresa. Para que essa gestão seja eficiente, diversas soluções tecnológicas são desenvolvidas, a fim de oferecer melhorias na forma como as rotinas são conduzidas.

No artigo de hoje vamos falar sobre a telemetria e de que forma essa ferramenta contribui para uma gestão eficaz dos seus recursos. Continue acompanhando e entenda qual a importância da telemetria para a gestão de frotas corporativas:

Afinal, o que é telemetria?

A telemetria pode ser definida com um sistema de monitoramento que é utilizado para rastrear, medir ou enviar comandos a algum equipamento que esteja distante. A comunicação é feita através de redes sem fio – via satélite ou ondas de rádio. Ela pode ser aplicada no monitoramento de energia, na agricultura, e claro, na gestão de frotas, entre outros.

Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a possibilidade de uso em lugares mais remotos e em objetos que estão se movendo constantemente (como os veículos de uma frota, por exemplo). Sendo assim, ainda que parados ou em movimento, independente da distância, é possível capturar as informações e transmiti-las para uma central de controle, que gerencia o acompanhamento dos dados coletados.

Como a telemetria pode beneficiar a gestão de frotas?

Sistemas de telemetria fornecem uma série de dados e informações sobre vários aspectos do funcionamento dos veículos e do comportamento do motorista aos gestores da frota. Esses dados e informações diversas podem ser transformados em indicadores chave de performance – os chamados KPIs (key performance indicators) que, se aplicados corretamente na gestão de frotas corporativas, podem proporcionar uma série de benefícios conforme detalhamos a seguir:

Redução de custos

Por permitir o acompanhamento em tempo real dos veículos da frota, a telemetria ajuda a reduzir os custos da frota, fazendo com que os motoristas dirijam de forma mais consciente, reduzindo a velocidade – e, por consequência, o consumo de combustível e a ocorrência de acidentes.

Além disso, esse sistema permite o acompanhamento de manutenções periódicas e condições adversas de funcionamento dos veículos – que, se tratados adequadamente, diminuem a necessidade de gastos com serviços de manutenção corretiva e sinistros relacionados a panes e falhas mecânicas.

Acompanhamento em tempo real

Telemetria: monitoramento em tempo real

Saber como cada veículo está desempenhando suas funções neste momento faz com que a gestão possa se tornar muito mais ágil. Assim, a telemetria permite a tomada de ações preventivas em várias situações nas quais é necessário atuar rapidamente.

Um dos indicadores fornecidos pela telemetria veicular é o tempo de direção, que indica a duração do trabalho do motorista. Cruzando esta informação com a sua posição geográfica, é possível alertá-lo para a necessidade de terminar o seu turno e minimizar o acúmulo de horas extras desse pessoal, por exemplo.

Maior segurança no trânsito

Outro grande benefício do acompanhamento em tempo real é que passa a ser possível acompanhar a forma como os motoristas dirigem e criar padrões de condutas desejados. Isso ajuda a reduzir infrações e acidentes de trânsito.

O interessante nisso, é que todas as vezes que alguma conduta diferente for tomada – como ultrapassar a velocidade máxima permitida, por exemplo – o sistema automaticamente gera um alerta para a central de monitoramento, o que viabiliza o tratamento imediato em caso de qualquer contingência.

telemetria-seguranca-roubos-furtos

Casos de roubos e assaltos podem ser solucionados muito mais rápido quando se possui um sistema de telemetria ativo. Além de identificar a localização, a velocidade e outros dados sobre o veículo, é possível desligar o motor e até mesmo travar suas portas, por exemplo.

Fonte:.https://frotas.unidas.com.br/